quarta-feira, 23 de abril de 2025

Noções de geografia

Concedendo que a Jamaica está na América e não à deriva no Atlântico, há que reconhecer que, ao contrário dos Açores, técnica e latitudinalmente, a Madeira situa-se no continente negro. Portanto, em termos científicos, Ronaldo é africano, tal como o futuro Papa.

Olhai os lírios do campo

Como crescem!

O viço e a esponteaneidade do Cardeal constituem a única esperança de renovação da Igreja, através de um milagre da fé, tal maravilha da natureza. Perante a falta de legitimidade do conclave, resta ultrapassar pela esquerda a subversão, para completar o ciclo e voltar à casa do Pai. Destruam et aedificabo. Fazendo das tripas coração, o encargo encarnará o carisma, com a benção do Espírito Santo. 

Deus é Grande!

Amen

segunda-feira, 21 de abril de 2025

Os pestiferados de Jaffa

Durante a campanha do Egipto, na sequência da tomada de Jaffa, uma epidemia de peste alastrou entre os soldados do jovem Bonaparte. Este não hesitou em visitar o hospital onde estavam internados, apesar de vivamente desaconselhado pelo médico de serviço, passando uma hora e meia em contacto com os doentes. No quadro pode constatar-se que Napoleão tirou as luvas e está a tocar no peito de um soldado, enquanto o médico Desgennetes, apavorado, tenta evitar o contacto físico; durante toda a permanência no hospital, tenta insistir com o teimoso corso para abreviar a coisa; este farta-se e responde-lhe que estava apenas a cumprir o seu dever, como chefe. Notem-se, no quadro, a atitude de alguns oficiais, um cobrindo a cara com um lenço, outro claramente com nojo da cena, enquanto, por trás e em segundo plano, outros se mantém longe, sem sequer descer dos cavalos...


O amor e a dedicação dos soldados não são gratuitos. Tal como dos católicos. O usurpador do nome de Assis, tornou-se co-responsável da histeria COVID, ao falhar a sua vocação para o martírio e oficiar missas para ninguém, em vez de as rezar à cabeceira dos afectados. A César o que é de César e que o maldito arda para sempre nas chamas do Inferno.

Confutatis maledictis, flammis acribus addictis.

PS Qual o dever de um Comandante? Manter a normalidade possível. Napoleão tratava assim os seus soldados, com pequenos contactos físicos, empurrões, puxões na orelha ou na bochecha (que eram tidos como medalhas pela sua elite de refilões, os grognards).

domingo, 13 de abril de 2025

Em memória

Morreu o Capitão de Abril Carlos Matos Gomes. Extremamente activo ultimamente, no apogeu da sua consciência política, ficando para testemunho a extensa citação, com breve apresentação biográfica, que lhe dedicou há pouco mais de um mês este blog. Depois de Otelo e Dinis de Almeida, junta-se ao Olimpo do 25.

Um abraço, pá

sábado, 5 de abril de 2025

Bombeiros apanham canas

Fazem a festa, deitam foguetes como "presidencialização dos sistemas de governo", quando o título oportuno seria "erosão da democracia" (a melhor tradução para crioulo é stress), apesar de obsoleto (pois aqui em Bissau já se passou à sedimentação da ditadura). 

Vitalino omitiu com todo o cuidado se incluiu (ou não) a Guiné-Bissau nos quarenta países onde diz ter estudado as eleições nos últimos anos. A razão para tal omissão deriva da chatice de tratar outliers. É burrice, pois deveria tomá-la como paradigmática do factor.

Patético, este serviço pseudo-elitista de emergência, em socorro da agonizante! Completamente infiltrado pela contra-inteligência, acaba corrido de volta para a sua terra, com a grande questão: se a ditadura tiver metade mais um voto, torna-se virtualmente em democrática?