sexta-feira, 18 de dezembro de 2020
Incompetência e amadorismo resultam em descrédito
"Por outro lado"? Qual lado? O Gabinete do Ministério Público apresenta como simples rotina, depois das visitas às regiões, um mandato de captura internacional contra um deputado, mesmo que absentista, gozando de imunidade? Ao contrário da vaidade da visita ao interior, isso é notícia e pelas piores razões. Definitivamente, os nandos não se amanham com a Justiça.
Depois de outro processo ter resultado em auto-confinamento do investigado, segundo o próprio, eis que o tosco PGR dos anúncios extemporâneos visa o cidadão expatriado Domingos com um mandato de captura internacional, medida que parece inteiramente desproporcional, ou seja, o mesmo que caçar pulgas com um canhão ou elefantes com uma fisga. Sobretudo sendo pública e manifesta a intenção do visado em regressar ao país, bastaria esperar tranquilamente pela sua chegada em vez de promover gratuitamente o escândalo. Não se contesta que o visado tenha muitos crimes pelos quais responder, mas isso deve ser promovido no lugar próprio e não na praça pública. Estes anúncios inconclusivos parecem esgotar toda a energia do PGR, que prima pela inconclusividade dos esforços regularmente anunciados. Se pelo menos fizesse o trabalho de casa, podia mostrar serviço e já não seria só conversa fiada.
sexta-feira, 11 de dezembro de 2020
Primovivo
Há o último mato e o primeiro vivo. O tom deste artigo é o do segundo, por a guerra não interessar a ninguém.
Após breve acalmia, a agência LUSA parece estar novamente a descarrilar para terrenos movediços, os quais é deontologicamente tida de cuidadosamente evitar. Para evitar que caiam em algum mau passo, solicita-se a interrupção tempestiva da tendência esboçada. Em alternativa, ganham o primeiro prémio das agências noticiosas, consistindo num triturador dedicado, já não limitado à Guiné-Bissau, como até agora, mas à escala global. Para bom entendedor, meia palavra basta.
Já agora, aproveito para assumir a autoria deste blog.
PS Esta mensagem vai autodestruir-se no prazo de três meses, excepto em caso de recidiva.
terça-feira, 1 de dezembro de 2020
Ataque simultâneo a bases francesas
3 Bases da força Barkhane no Mali foram ontem atacadas ao mesmo tempo, em Gao, Kidal e Menaka.
Le message semble clair et les français seraient dien bien fous de ne pas la comprendre.
Usurpador vitalício
Em mais uma intervenção infeliz para juntar ao longo currículo de barbaridades anti-constitucionais e regimentais, Cassamá puxa dos galões afirmando que a revisão constitucional "cabe apenas e só ao parlamento". Alguém pode lembrar o ponto dois do artigo dois da Constituição ao usurpador-mor? Que se reduza ao lugar que acessoriamente lhe cabe, como pseudo-representante eleito pelos representantes eleitos pelo povo, o qual se mantém obviamente soberano.