quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Dom João II e os negros da Guiné

Já que estamos em maré de ferir estereótipos, e só para não cansar muito os leitores como parece ser apanágio deste blog, vamos limitar a dissertação à Crónica de Garcia de Resende. Os eventos referem-se aos anos anteriores a 1492, ainda a América permanecia (oficial e supostamente) ingenuamente ignota e feliz.

p. 262

"e el-rei disse:
_Antão de Figueiredo, tendes vós seis homens de capa, e seis moços, e quatro escravos e duas escravas brancas todos muito bem vestidos e ataviados"

Pergunta ingénua: então mas havia escravas brancas?

Pergunta ingénua 2: então mas os escravos não andavam todos acorrentados?

p. 171

Num banquete da festa de recepção da infanta herdeira (à época) de Castela (pouco depois, Espanha), para casar com o Infante herdeiro (único) da coroa de Portugal, casamento que dispensava aquele que viria a ser o Tratado de Tordesilhas, estando representado todo o corpo diplomático europeu (e espiões de várias origens)


"houve aí uma muito grande representação de um Rei da Guiné em que vinham três gigantes espantosos que pareciam vivos de quarenta palmos cada um com ricos vestidos todos pintados d'ouro que parecia cousa muito rica, e com eles vinham duzentos homens tintos de negro muito grandes bailadores todos cheios de grossas manilhas pelos braços e pernas douradas, muito bem concertados: coisa muito bem feita e de muito custo, por serem tantos."

Pergunta ingénua 3: então mas havia uma representação diplomática de um rei da Guiné acreditada em Portugal?

Pergunta ingénua 4: e era "grande"? quer dizer o quê? maior que a francesa e a de Veneza (potência económica da época)?

Pergunta do 9º ano: Lendo com atenção, os meninos e as meninas acham que o bailado guineense que provocou sensação e mereceu os mais rasgados elogios na mais poderosa Corte da Europa dessa altura, era constituído por escravos?

Pergunta (já pleonástica) ingénua 5: então mas haviam (na Europa) brancos escravos e negros livres?

Os números de página referem-se a uma edição crítica confiável, com a vantagem de estar disponível on-line.

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